Por natureza o homem é associativista. Estudos comprovam que na pré-história os "homens das cavernas" já se reuniam em grupos para caçar e sobreviver, e demonstram o quanto o processo associativista foi importante na evolução histórico-social da humanidade.
O associativismo empresarial nasceu na Alemanha, em meados do século XX, quando um grupo de empresas se reuniram com o objetivo de resolver o problema do país quanto à produção de bens.
Com sua eficiência comprovada, o associativismo se espalhou e passou a receber incentivos governamentais para a sua consolidação.
Em 1811, três anos após a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, surgiu a primeira Associação Empresarial na Bahia. Sua fundação tinha por objetivo atender 3 desejos: dos empresários: para terem um local condigno onde pudessem se reunir regularmente e realizar seus negócios; do Vice-Rei do Brasil, VIII Conde dos Arcos: interessado no desenvolvimento da província; do Príncipe Regente, D. João VI: de promover o progresso da Colônia, sede provisória da Corte Portuguesa.
Ser sócio de uma Associação Empresarial traz uma série de benefícios para os negócios e para o desenvolvimento pessoal e empresarial. Aqueles empresários que participam ativamente de uma associação podem perceber isso. Quantos eventos, contatos, cursos e palestras que participam, os ajudam a pensar de forma diferente e melhorar a vida pessoal e profissional.
Mas, também temos alguns empresários que simplesmente não conseguem perceber as vantagens de fazer parte de uma associação. Aliás, estes possivelmente não perceberiam vantagem em ser associado a qualquer outra instituição.
Talvez, para que possam compreender realmente a importância e o valor de uma associação, seja preciso uma participação mais frequente as suas dependências e aos seus eventos. Para realmente usufruir o que a entidade pode oferecer, talvez seja necessário ter uma postura mais proativa, mas engajada e mais determinada.
Tal qual um clube onde se pagam as mensalidades e não frequentam a sua sede social, piscinas e bailes, uma entidade empresarial parece lhes servir pouco, quando não vão as suas reuniões, palestras, cursos e demais iniciativas.
Com a associação, todos têm mais força e são mais representativos em suas reivindicações. A participação em uma instituição que se destaca pela defesa dos interesses da coletividade, abre portas, facilita contatos, estreita relacionamentos e produz oportunidades.
A mensalidade se pagaria sozinha, se tivéssemos como quantificar o valor de cada ação e de cada reunião realizada. Mas, como bons associados (bom no sentido de associado que tira proveito de onde é sócio), todos devem ir além das reuniões. Devem participar da Diretoria, dos núcleos, enviar seus funcionários para os treinamentos e palestras, buscar consultoria especializada e utilizar as soluções disponibilizadas.
Infelizmente pela natureza das atividades empresariais, muitos deixam de usufruir de uma série de benefícios que uma associação oferece. Mas tenham a certeza que o valor da mensalidade, vale o ingresso e muito. Basta saber utilizar.
Giovane Ferreira Pereira - consultor
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