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  • Foto do escritorLuiz Antonio Duarte

O que não é medido não é gerenciado

Em 1997 o estudioso das ciências sociais aplicadas Norton Kaplan cunhou uma frase que se tornaria celebre em todo ecossistema de gestão empresarial e pessoal: "não se gerencia o que não se mede".


Mas! Antes de medirmos os resultados dentro das empresas ou nos planejamentos pessoais, é necessário elaborar nossos objetivos e resultados esperados para cada um deles.


Para auxiliar nesta construção, a metodologia OKR - objectives and key results vem se destacando a cada dia:


O que são OKR's?


A metodologia OKR é uma estratégia de gerenciamento de resultado baseada em objetivos e resultados chaves, estabelecendo metas e configurando métricas de avaliação para cada uma das metas e resultados chaves propostos.


O propósito dos OKR's é conectar os objetivos da empresa e equipe  a resultados mensuráveis, enquanto todos os membros da equipe e líderes trabalham juntos em uma direção unificada. Os OKR's são normalmente implementados em um software de OKR's especializado.

Os OKR's devem ser públicos e de fácil acesso a todos os membros da equipe para que todos possam se mover em direção aos mesmos objetivos e estejam cientes onde e no que os demais membros da equipe estão trabalhando.


Na prática os OKR's consistem em uma lista de 3 a 5 (esse número pode variar de acordo com o planejamento da empresa) objetivos de alto impacto para empresa, sob cada um deste objetivos desenvolve-se 3 a 5 resultados chaves mensuráveis que podem ser medidos através de um índice proposto de 0 a 100% ou de 0 a 1.

Os OKR's normalmente fazem parte do processo de planejamento trimestral. Embora a frequência de uso dos OKR's seja trimestral, algumas empresas também definem OKR's anuais ou mensais.



Exemplo de OKR


Como usar os OKR's

  • Uma vez definido os objetivos de sua empresa, comunique seus Objetivos e principais resultados para todos. Se necessário, ajuste o texto para que todos tenham um entendimento comum.

  • Conforme as pessoas começam a trabalhar, elas atualizam seus indicadores de resultados regularmente - de preferência semanalmente. Um objetivo é considerado feito quando 70-75% de seus resultados foram alcançados. Se 100% dos resultados dos objetivos forem concluídos, talvez não seja suficientemente ambicioso.


Dicas de uso dos OKR's


Revise OKR's regularmente, conforme necessário. Seja flexível. Se a sua empresa, equipe ou objetivos pessoais mudarem, sinta-se à vontade para alterar os OKR's também. Nenhum processo deve ser mais importante que o bom senso e os negócios cotidianos.

Quando configurados e usados ​​regularmente, os OKRs são simples de usar e não demoram muito para serem implementados. Muitas vezes, leva apenas algumas horas a cada trimestre para verificar e revisar seus OKRs, embora você deva verificá-los um pouco mais regularmente para acompanhar o progresso e marcar o progresso semanalmente.


Exemplos de OKR's para inspiração.


Objetivo:

  • Aumentar a produção em 15% no próximo semestre.

Resultados-Chave:

  • Contratar mais 10 funcionários

  • Investir em novos equipamentos, renovando ao meno 50% deles até julho

 

Objetivo:

  • Contratar mais 10 funcionários para o próximo trimestre.

Resultados-Chave:

  • Selecionar 50 currículos em até quatro semanas

  • Entrevistar 30 candidatos durante duas semanas

  • Selecionar os 10 melhores para contratação.



Agora é hora de botar a mão na masa e definir seus objetivos e resultados chaves! Se precisar de ajuda, conte com a gente! Vamos fazer o Nosso Plano!



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